terça-feira, fevereiro 26, 2008

Tem Boi na Linha

Não é preciso ser nenhum especialista em relacionamento para saber que o caminho para o sucesso nos relacionamentos amorosos é o diálogo. Mas porque é tão difícil alcançá-lo mesmo sendo tão óbvio?

Com os amigos os diálogos costumam fluir mais naturalmente, tudo o que é dito é aceito e compreendido como tal.

Porém em se tratando de um ser do sexo oposto em quem estamos interessados nada parece ser o que é:

“Hoje vou trabalhar até mais tarde” pode significar “Não quero te ver” ou “Vou sair com alguém mais interessante”.

“Fica comigo até que o tédio nos separe” vira “Joga tudo para o alto e vem ficar comigo agora para todo o sempre, enclausurado num mundo só nosso”

“Senti tua falta” é interpretado como “Quero casar e ter 10 filhos com você”

Ou seja, sempre ficamos buscando uma mensagem subliminar escrita nas entrelinhas. E o pior é que na maioria das vezes acabamos chutando longe (isso quando não acabamos chutando para longe alguém que nem entende o que está acontecendo).

Contra isso proponho a verdade explícita. Verdade explícita é muito mais do que dizer a verdade, simplesmente a verdade, nada mais que a verdade. É estar aberto para acreditar que o outro não vai usar de subterfúgios para deixar implícito o que queria dizer. É ter um compromisso com a verdade em todos os aspectos. E a verdade não emana em mão única... Ninguém é dono da verdade. Nem das suas verdades, muito menos da dos outros.

O cérebro humano está constantemente comparando e julgando absolutamente tudo, portanto simplesmente acreditar, confiar e não se deixar levar pela tentação de “o que isso quer dizer” é um exercício constante e necessário para um relacionamento feliz (e saudável).

Vale a pena tentar!!